Share this
O Presidente da República, Daniel Chapo, garantiu que os ataques terroristas que ocorrem em alguns distritos da província de Cabo Delgado têm os dias contados. Em conferência de imprensa realizada esta terça-feira (21) em Genebra, para fazer o balanço da sua visita de trabalho de quatro dias àquele país europeu, Chapo foi categórico ao afirmar que o terrorismo em Cabo Delgado tem dias contados.
“O terrorismo é a nossa maior preocupação, e queremos que um dia ela termine e possamos desenvolver Moçambique em paz e segurança”, disse o Chefe de Estado.
Chapo reconheceu, contudo, que o terrorismo não deixou de ser uma grande preocupação, notando que “é do conhecimento de todos que os terroristas continuam a fazer ataques esporádicos”. Apesar disso, comparativamente à situação anterior, os desafios sobretudo humanitários estão relativamente ultrapassados.
Segundo Chapo, o foco do Governo está em trazer a paz e segurança em todo o território nacional, para que a visão de diplomacia económica avançada por ele ao nível do mundo inteiro possa produzir resultados.
Em termos de segurança, Chapo assegurou que as Forças de Defesa e Segurança (FDS) moçambicanas têm estado empenhadas, juntamente com as Forças de Defesa do Ruanda, a combater o terrorismo no terreno, incluindo as Forças Armadas da Tanzânia, estacionadas ao longo da região transfronteiriça.
O Chefe de Estado reiterou ainda que todas as sete vilas que tinham sido totalmente tomadas pelos terroristas estão sob controlo das FDS: “Neste momento que estamos aqui a falar, não há nenhuma vila da província de Cabo Delgado que está ocupada pelos terroristas”, concluiu Daniel Chapo.
Apesar dos avanços, as Nações Unidas estimaram que, só em agosto último, pelo menos 44 mortes e cerca de 200 mil pessoas se deslocaram devido a ataques terroristas em Cabo Delgado.



Facebook Comments