Share this
Os Presidentes de Moçambique, Daniel Chapo, e da China, Xi Jinping, defendem modelos de cooperação mais virados ao desenvolvimento e baseados em benefícios mútuos. Chapo e Xi partilharam essa visão, na terça-feira (21), em Beijing, durante um encontro, no quadro da visita de Estado do Chefe de Estado moçambicano ao país asiático.
Na reunião, o Presidente chinês realçou a importância de modelos de cooperação ancorados nos objectivos de desenvolvimento e no alcance de benefícios comuns, refere o Global Times, reputado jornal chinês.
“China está pronta para trabalhar com Moçambique na harmonização de estratégias de desenvolvimento, explorar novos caminhos para o desenvolvimento integrado de infra-estruturas, energia e mineração, bem como novos motores de crescimento, em várias áreas”, escreve o Global Times, que faz uma manchete com a visita de Daniel Chapo à China.
Os dois países estão engajados na elevação do patamar dos laços bilaterais, assinalou o Chefe de Estado chinês.
Xi Jinping ressalvou que a amizade e a confiança mútua devem ser alicerces para a continuação das relações entre os dois Estados e povos. Defendeu ainda que os dois países devem manter o apoio mútuo na defesa de interesses fundamentais.
Por outro lado, continuou, a interacção entre os governos, parlamentos e partidos políticos deve ser mantida e intensificada.Xi Jinping apelou a Moçambique e a todos os países africanos para colaborarem nos esforços visando o fim da guerra no Médio Oriente, alertando que os efeitos do conflito afectam todo o mundo, continua o China Daily.
Xi realçou o imperativo de um multilateralismo genuíno, apontando para as vantagens geradas por esta forma de cooperação, em contraste com o multilateralismo.
O Presidente chinês destacou a implementação da política de zero tarifas, para as importações dos 53 países africanos, a partir de 01 de Maio, como mais uma demonstração do compromisso de Beijing com o estreitamento das relações comerciais e económicas com o continente.
Resultados concretos da cooperação – Chapo

No final da visita de Estado à República Popular da China, Daniel Chapo manifestou grande satisfação pelo êxito que caracterizou cada actividade desenvolvida durante a estadia naquele país asiático.
“Esta visita de Estado, a primeira que efectuamos à China, caracterizou-se, por um lado, pelo seu simbolismo político e diplomático, e, por outro, pelos resultados concretos alcançados no reforço e aprofundamento da Parceria Estratégica Global entre os nossos dois países”, afirmou Chapo.
O Presidente moçambicano destacou que os encontros com Xi Jinping e com outras altas entidades e dirigentes chineses permitiram consolidar a confiança política mútua e reafirmar o compromisso comum com a promoção de um desenvolvimento sustentável, inclusivo e mutuamente benéfico.
“No plano económico, participámos em plataformas empresariais acompanhados dos empresários moçambicanos, e mantivemos interacções directas com líderes do sector privado, tanto nas províncias de Hunan e Qinghai, como em Beijing, onde apresentámos as potencialidades económicas de Moçambique e as oportunidades concretas de investimento existentes no nosso país e saímos com firme crença de que uma nova página se abre na nossa relação”, frisou.



Facebook Comments