Cabo Delgado vai dispor de cerca de um milhão de euros para a educação

SOCIEDADE

Para responder aos desafios impostos pelos ataques armados e pela pandemia da covid-19, a província de Cabo Delgado vai receber cerca de um milhão de euros do Fundo “a Educação Não Pode Esperar para o apoio à educação”.

O Fundo das Nações Unidas para Infância (UNICEF) avançou que a verba destina-se a dar uma primeira resposta de emergência em benefício de crianças e jovens deslocados, afectados pela violência crescente na província de Cabo Delgado.

“Ao longo dos últimos anos, a violência e a insegurança persistentes têm sido responsáveis pela deslocação de mais de meio milhão de pessoas, incluindo 250.000 crianças”, disse a UNICEF.

A pandemia da covi-19, segundo a UNICEF, colocou pressão sobre os sistema educativo, de saúde e financeiro, tendo ainda marginalizado as crianças afectadas pelo conflito militar. A verba vai financiar a criação de oportunidades educativas adequadas às raparigas e rapazes afectados pela crise, espaços de aprendizagem seguros e inclusivos, opções de aprendizagem à distância, materiais didácticos e formação de professores.

O Fundo, por outro lado, será igualmente usado para campanhas de sensibilização sobre prevenção da exploração e o abuso sexuais, incluindo apoio psicossocial.

Facebook Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *