SERNAP Confirma casos de covid-19 nas penitenciárias

DESTAQUE SOCIEDADE

O Serviço Nacional Penitenciário (SERNAP) confirmou a existência de casos positivos e óbitos por covid-19 em vários estabelecimentos penitenciários nacionais. No presente ano já foram confirmados cerca de 70 amostras positivas e um óbito.

Várias informações foram veiculadas sobre supostos casos positivos de covid-19 nas penitenciárias nacionais e o SERNAP viu-se obrigada a reagir em torno do caso.

“Dos 70 que já testaram positivo, 60 são funcionários e 10 são reclusos, sendo que, neste momento, apenas oito casos continuam activos: cinco no Estabelecimento Penitenciário Provincial de Maputo (EPPM), dois no Estabelecimento de Máxima Segurança da Machava (vulgo B.O.) e um no Estabelecimento Penitenciário Provincial de Inhambane”, confirmou Cremilde Anli, Directora Nacional do Serviço de Cuidados Sanitários, no SERNAP.

Anli declarou que entre 01 de Janeiro e 18 de Fevereiro registou-se o primeiro óbito nas penitenciárias. Por outro lado, avançou que o SERNAP regista casos positivos da Covid-19 desde Agosto de 2020, adiantando que, até 31 de Dezembro, houve registo de 29 casos.

As declarações da Directora Nacional do Serviço de Cuidados Sanitários contrariam os dados avançados pelo Vice-Ministro da Justiça, Assuntos Constitucionais e Religiosos, Filimão Suaze, que avançou que não havia registo de infecções no sistema penitenciário.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *