Moçambique recebe mais 158 mil doses de vacinas contra a Covid-19

POLÍTICA SOCIEDADE

Em Junho, Moçambique voltou a registar uma curva ascendente no que respeita as novas infecções e número de óbitos. Para dar seguimento ao Plano Nacional de Vacinação contra a Covid-19, o Governo, através do Ministério da Saúde, recebeu nesta segunda-feira, 05 de Julho, 158 mil doses de vacina.

A vice – ministra da Saúde considera que vacinadas doadas por Portugal e pelo mecanismo Covax chegaram num momento oportuno, visto que o país está a registar uma terceira vaga de infecções pelo novo coronavírus.

“Este donativo chega ao nosso país num momento oportuno, numa altura em que o país está a ser assolado por uma terceira vaga da covid-19. Desde meados do mês de Junho, o número de novas infecções apresenta um acentuado aumento”, realçou a governante.

Por seu turno, Francisco André, secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e de Cooperação de Portugal, adiantou que as 50 mil doses recebidas fazem parte do primeiro lote, tendo em conta que o país presidido por Marcelo Rebelo de Sousa vai enviar mais vacinas nos próximos dias.

“Hoje, estamos aqui, em Maputo, a testemunhar a entrega deste primeiro lote de 50 mil vacinas às autoridades moçambicanas para apoiar o esforço operacional do plano de vacinação contra a COVID-19 e este é o primeiro lote e estamos a trabalhar”

Olhando para o lote das vacinas que foram adquiridas e outras que foram doados, observa-se que Moçambique ainda não imunizou cinco porcento da população. Entretanto, Tomaz Valdez, representante da OMS em Moçambique, tornou público meta global do mecanismo COVAX é vacinar pelo menos 10% da população em cada país até Setembro e pelo menos 40% até ao final de 2021.

 “A OMS apela para a importância da solidariedade global no acesso às vacinas para beneficiar o máximo número possível de pessoas. Uma solidariedade necessária e pragmática, pois o mundo só ficará livre da COVID-19 quando todos os países estiverem livres dela. ”

Facebook Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *