Lutero Simango é o novo presidente do MDM, após vencer com maioria esmagadora

DESTAQUE POLÍTICA

Lutero Simango, irmão mais velho do falecido líder do Movimento Democrático de Moçambique (MDM) tomou posse, na madrugada deste Domingo, como presidente do partido, horas após ser eleito com uma esmagadora maioria. Dos quase 600 congressistas, o sucessor de Daviz Simango foi eleito com 452 votos, contra 51 de Silvério Ronguane, após a desistência de José Manuel Domingos.

Numa eleição bastante controversa e que foi marcada por um escândalo da existência de listas de congressistas falsos, a vontade da maioria acabou conduzindo aquele que desde cedo era favorito ao cargo mais cobiçado do MDM.

Com uma maioria expressiva, acima 88 porcento, Lutero Simango vai substituir seu próprio irmão na liderança do partido que sempre foi visto como um regulado, devido a sua predominância familiar. Mas o caminho até a vitória foi sinuoso, com desconfianças de manipulação de resultados e alguns episódios insólitos, ao longo do próprio Congresso.

Antes da sua eleição, o, até a manhã deste Domingo, secretário-geral, José Manuel Domingos retirou a sua candidatura, momentos após ver o seu relatório referente a 2018 e 2021, cobrindo grande parte do período sob liderança de Daviz Simango, chumbado, curiosamente com números aproximados aos da vitória de Lutero Simango.

No fim, o relatório de 2018-2021, foi chumbado com 479 votos contra, 20 a favor e 27 abstenções. Estes números, que refletem a vontade de mais de maioria, terão pesado sobremaneira para a desistência de José Manuel Domingos, que durante muito tempo vinha se furtando de apresentar o referido relatório.

Refira-se que os trabalhos do III Congresso do MDM prosseguem hoje para a eleição e homologação dos órgãos sociais do partido, bem como a definição dos programas.

Mais desenvolvimentos, esta terça-feira,  na edição impressa

Facebook Comments