Novo escândalo no SISE?: Júlio Jane não está detido, mas foi chamado para ser ouvido

DESTAQUE POLÍTICA

Circula desde a tarde de ontem uma mensagem sobre alegada detenção de Júlio Jane, um quadro sénior das Forças de Defesa e Segurança (FDS) e antigo director-geral dos Serviços de Informação e Segurança do Estado (SISE). Na verdade, Evidências apurou que não está detido, mas foi ontem chamado para ser ouvido no âmbito da investigação de um suposto escândalo financeiro na secreta moçambicana.

Esta sexta-feira, uma mensagem colheu muitos moçambicanos de surpresa. Dava conta da detenção do antigo director-geral do SISE, Júlio Jane, que substituiu, em 2017, no cargo, o general Lagos Lidimo.

No entanto, não constitui verdade. Não está detido. Informações são escassas, mas Evidências apurou que este foi apenas chamado para ser ouvido no âmbito de uma investigação sobre alegado desvio de dinheiro no SISE, naquele que pode ser mais um escândalo financeiro na secreta moçambicana, depois das chamadas dívidas ocultas.

General condecorado, Júlio Jane foi exonerado do cargo pelo Presidente da República, Filipe Nyusi em Maio de 2022. No seu lugar foi indicado Bernardo Lidimba, antigo chefe do protocolo da Presidência.

Em actualização

Facebook Comments