Brand Price Trade-Off: Ferramenta de Precificação Subtilizada (2)

OPINIÃO

Teodósio Camilo

A estratégia de precificação de produtos e serviços Brand Price Trade-off é um único meio que as empresas, ou seja, o provedor de serviços tem para colher sensibilidades, valorizar as inspirações do consumidor sobre sua oferta. Trata-se de um processo que permite colocar o consumidor na posição de destaque, não do produto ou serviço que a empresa oferta, através da auscultação dos itens que devem ser mencionados no produto ou serviço e do preço que se dispõem a pagar pela oferta.

Brand Price Trade-off é igualmente uma ferramenta de optimização das relações do cliente-fornecedor, contudo, requer ao fornecedor a elaboração de um plano estratégico e adequado a uma gestão eficiente, no sentido de obter Paybackdentro dos padrões de excelência, mediante ao preço que os consumidores se dispõem a pagar.

Este processo de optimização agrega valor ao rendimento nos mais diversos campos de actividadesa título de exemplo,na produção, marketing e venda, fornece dados que permitem avaliar e rever estratégias, redução dos custos, aumento da produtividade, aumento das vendas.

Brand Price Trade-off e Investimentos

Existe uma correlação entre o preço e os investimentos. Os investimentos são feitos para gerarem rendimentos, por isso, deve-se acautelar todos os elementos relacionados com a gestão de processos empresariais para que se máxime os lucros e minimize os custos. Obter informação directamente do consumidor sobre produtos é um passo importante para estabelecer o preço da venda de produtos ou serviços no mercado, pois, possibilite criar um lucro justo, garante que dentro de um período previsional,haja retorno de investimento.

Afinal, investir é uma escolha!O mercado dispõe de diversas alternativas que sepode tirar vantagens competitivas, através da aplicação da pesquisa  BPTO, pois, providencia  dados necessáriona fase darealização deescolhasacertadas de preços e informação sobre buyer persona.

A pesquisa BPTO permite obter a informação sobre quanto do seu capital pode alocar no sector produção de um determinado produto, em função do preço que os prospectors estão disponíveis a pagar e rentabilidade que se espera.Aplicam-se técnicas de análise de dados colectados, ponderar os prós e contras de cada alternativa por forma a seleccionar as mais apropriadas às necessidades do negócio.

Por quê conduzir pesquisa BPTO

A pesquisa de mercadoBrand Price Trade-Off (BPTO)visa colher informação sobre as reais necessidades do cliente e o preço que está disponível a pagar por um determinado produto ou serviço. Estas informações servem igualmente de elementos de suporte na tomada de decisões sobre as estratégias de vendabem como às diversas situações de aplicação dos investimentos.Assim, os gestores de empresas devem conhecer e aplica-la, pois, constitui um importante posso em prol da tomada de decisões para aplicação de investimentosde forma sustentável.

Osinvestidorescautos tomam decisões acertadas por forma a enfrentar as dificuldades, explorar as oportunidades e tirar vantagens competitivas do mercado. O primeiro passo face à tomada de decisões produtivas é a obtenção de informação valiosa e sustentável, alinhada ao perfil eobjectivos financeiros.

Aplicar preço aleatórios na venda de produtos ou serviços, equipara-se ao caminhar cegamente, pois, o empreendedor não explora as oportunidades do mercado enem tira vantagens a determinado nicho de mercado. Os gestores de empresa que aplicam a pesquisas BPTO, exploram as potencialidades de diferentes nichos de mercado.

No questionário da pesquisa BPTO é possível colher dados que permitem o aperfeiçoamento da qualidade de produto ou de serviços junto do público consumidor através da recolha de informação sobre buyer persona.

Estas informações podem ser aplicadas na diversificação da oferta, elementos imprescindíveis nocenário competitivo, gera confiança de que os produtos estão conforme as especificações do cliente(Wheelwright, 1984).

Clientes e Brand Price Trade-Off  

O cliente desempenha papel importante na organização das operações, as decisões tomadas por esta classe impactam na estratégia que será adoptada pela área de operações. BPTO funciona igualmente como uma estratégia-chave para fidelizar clientes já que estes se sentem integrados no progresso da empresa, as suas opiniões têm lugar na melhoria da vida da empresa. Uma das justificativas para o desenvolvimento deste trabalho, está na própria característica dos trabalhos da área, pois, BPTO não é apenasvista sob a óptica da área de Marketing e vendas, mas também nas operações (Slack, 2001; Heikkilä, 2002).

Portanto, as necessidades dos clientes são factor de extrema importância na realização de BPTO, contribuem no cenário de alinham-se com as exigências e desejos dos clientes, por conseguinte, adiferenças entre gerentes das empresas que aplicam a pesquisa BPTO e as que não o fazem. Os primeiros valorizavam as opiniões do cliente e evidências reais do mercado, alinham com a real necessidade dos clientes e ganham fasquia do mercado.

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