No âmbito da Quinzena da Criança que começou a 01 de Junho (Dia Internacional da Criança) a 16 de Junho (Dia da Criança Africana) a Associação Juvenil para o Desenvolvimento Comunitário em Moçambique (AJUCOM) organizou um torneio denominado “Torneio Stop Uniões Prematuras” com o objectivo de sensibilizar a população do distrito de Guijá, na província de Gaza sobre o combate e a prevenção das gravidezes precoces e uniões prematuras. Este torneio abrangeu raparigas estudantes de quatro bairros de Guijá nomeadamente Chimbembe, Chivongoene, Nhampunguane e Chinhacanine que se enfrentaram em jogos de futebol em comemoração à quinzena da criança.
Já no dia 01 de Junho, as cerimónias foram presididas pela Directora Distrital de Saúde, Mulher e Acção Social, Dra. Guilhermina Sitoe que exortou a todas as crianças e adolescentes a não se envolverem em relações sexuais, pois devem “deixá-lo para mais tarde.”
Por seu turno, o Director dos Serviços Distritais de Educação, Juventude e Tecnologia, Sérgio Zitha incentivou aos petizes a apostarem na escolar e participação dos jovens nos diversos concursos de âmbito juvenil que tem passado em diversos momentos, porque só assim poderão definir os seus futuros.
Esta partida não passou alheia ao administrador do distrito de Guijá que agradeceu ao ROSC-AJUCOM pela sua intervenção no empoderamento da rapariga e na conscientização desta faixa etária em várias dimensões (nas igrejas, nas comunidades e nas escolas). O governante mostrou-se feliz com os trabalhos feitos pelas organizações que conjuntamente actuam e naquele distrito em prol do desenvolvimento local, especialmente para a rapariga.
O evento foi realizado no âmbito do Projecto “Prevenção e Redução de Violações de Direitos de Género, Gravidez na Adolescência e Uniões Prematuras em Adolescentes e Jovens em Moçambique e Zimbábwe”, uma iniciativa implementada pela KUTENGA no Distrito de Ka Maxaquene na Cidade de Maputo e pela AJUCOM em Guijá, Gaza, financiada pela Terre Des Hommes Alemanha.
Facebook Comments