Sucessão de Nyusi: Waty garante que lista dos ´pré – candidatos será ampliada

DESTAQUE POLÍTICA

O membro do Comitê Central da Frelimo Teodoro Waty garantiu, na sexta-feira, 04 de Maio, mesmo sem revelar detalhes, que estão em preparação novos nomes para integrar a lista dos pré – candidatos à sucessão de Filipe Nyusi.

Devido ao impasse entre os membros do Comitê Central, a reunião magna que tem como único ponto de agenda a sucessão de Filipe Nyusi foi ontem interrompida para ser retomada neste domingo, 05 de Abril.

Na sexta-feira, 03 de Maio, o Comissão Politica propôs os nomes de Roque Silva, Damião José e Daniel Chapo como pé – candidatos para a sucessão de Nyusi. No entanto, estes nomes encontraram oposição no Comitê Central que, por sua vez, respondeu com dois nomes consensuais, ou seja, Aires e Basílio Monteiro.

O debate em torno da sucessão do famigerado “empregado do povo” foi retomado ontem depois de ter sido interrompido por falta de consenso na sexta-feira. No entanto, quando tudo indicava que já estava tudo aposto para a votação voltou a sofrer mais interrupção para ser retomado neste domingo, 05 de Maio.

Na saída da reunião magna, Teodoro Waty, membro do comitê Central da Frelimo, referiu que o principal impasse que retarda a eleição do candidato do partido para as eleições gerais é a preparação de novos nomes para integrar a lista dos pré- candidatos.

“ Acho que a Comissão Política e camarada presidente entendeu que é preciso fazer abertura e é por isso que está a se procura dos candidatos. Ainda não há nomes definitivos para ir a votação. O principal impasse não é o impasse é a preparação de novos nomes para integrar a lista tríplice. O futuro a deus pertence, a melhor solução é ampliar a lista para irmos a votação, acho que amanhã a lista em algum momento será ampliada”, declarou Waty

Por seu turno, José Pacheco referiu que o Comitê Central está a trabalhar com todos os seus órgãos para que este processo da sucessão de Filipe Nyusi tenha a devida celeridade.

“Vamos dar tempo e voto de confiança para os órgãos tomarem as decisões. Estes complexos são de uma complexidade e devido a essa complexidade é preciso tomar todas as precauções para que os instrumentos jurídicos do nosso partido para que este processo observe a celeridade, observe os princípios democráticos que o nosso partido prima por seguir”

Facebook Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *