O pontapé de saída dos 45 dias da campanha eleitoral será dado no dia 24 do corrente mês de Agosto. Apoiando-se no histórico violento das campanhas eleitorais em Moçambique, o presidente da Comissão Nacional de Eleições, Dom Carlos Matsinhe, apelou aos ´partidos políticos para pautarem pelo civismo durante o período eleitoral.
De acordo com Dom Carlos Matsinhe, os partidos políticos devem aproveitar a campanha eleitoral para consciencializar o eleitoral com a aderir massivamente às urnas no dia 09 de Outubro.
“Participar neste processo significará também amadurecimento do nosso eleitorado, na vida prática e no enraizamento da democracia na vida dos cidadãos”, declarou o homem de Deus emprestado à política.
Ainda no contexto da campanha eleitoral, a Comunidade Mahometana, através de um comunicado, apelou para o civismo durante a fase que antecede as eleições agendadas para o dia 09 de Outubro.
“Basta os recorrentes episódios de violência! Estes actos que têm caracterizado este momento envergonham-nos a todos e regridem-nos”, lê-se no comunicado da Comunidade Mahometana.
No que respeita a recente revisão da Lei Eleitoral, por sinal nas vésperas das eleições, a Comunidade Mahometana referiu que esta situação desafia os partidos políticos e as instituições de administração eleitoral na apropriação do instrumento.
“É verdade inegável que as leis no país são revistas ‘à boca’ da realização de eleições, o que desafia, sobremaneira, os principais intervenientes na apropriação dos instrumentos legais. Ainda assim, as leis existem para garantir a regulação e coesão social”.
Facebook Comments