Share this
A Escola Africana de Governança (ASG) marcou presença em Moçambique como parte integrante da sua turnê pan-africana, com o propósito de impulsionar a governança e a liderança transformadora na África Austral. Uma delegação da ASG, encabeçada pelo Professor Kingsley Moghalu, Presidente da instituição, esteve em Maputo nos dias 26 e 27 de maio de 2025.
Os resultados esperados desta visita abrangem o fortalecimento das redes institucionais e diplomáticas em Moçambique, o aumento da visibilidade dos programas da ASG e da Turnê Africana, o estabelecimento de novas parcerias acadêmicas e governamentais, e o engajamento directo de jovens com a identificação de futuros bolsistas da ASG.
A ASG, com sede em Kigali, Ruanda, incorpora uma visão africana de governança. A instituição oferece um Mestrado em Administração Pública (MPA) inovador, voltado para profissionais com pelo menos cinco anos de experiência, além de programas de curta duração para executivos seniores dos sectores público e privado.
Os cursos abrangem temas cruciais como Liderança para a Transformação da África, Políticas Públicas, Relações Internacionais, Economia, História Africana, Ciência da Decisão e Gestão de Recursos Naturais. Embora a primeira turma do programa MPA inicie os estudos em Setembro de 2025, um programa inaugural de curta duração em Educação Executiva está agendado para 8 a 10 de Julho, dedicado a líderes africanos seniores.
Fundada por Paul Kagame, Presidente de Ruanda, e Hailemariam Desalegn, ex-Primeiro-Ministro da Etiópia, a Escola Africana de Governança é uma instituição pan-africana dedicada a promover a liderança ética e visionária em todo o continente.
A turnê da ASG já realizou escalas bem-sucedidas em Lagos e Abuja, Nigéria, Cairo, Egito, e Abidjan, Costa do Marfim. Após Moçambique, a turnê seguirá para Nairóbi, Quênia. A iniciativa visa conectar os polos regionais do continente em torno da governança, inovação e formação da próxima geração de líderes africanos.

Facebook Comments