Share this
Em um gesto de apaziguamento, o Governador de Nampula, Eduardo Mariamo Abdula, visitou a residência oficial do Arcebispo Dom Inácio Saúre para apresentar um pedido formal de desculpas. O pedido, feito em nome do Conselho Executivo Provincial e do partido FRELIMO, surge após as polémicas declarações do Secretário Provincial da Associação dos Combatentes da Luta de Libertação Nacional (ACLLN), Henriques Naweka.
Naweka afirmou publicamente que o FRELIMO sairia do poder “depois de Jesus Cristo voltar”, uma declaração que gerou forte indignação. O Governador Abdula distanciou-se categoricamente da posição, esclarecendo que as palavras de Naweka foram a título pessoal e não representam a postura oficial do partido.
“A FRELIMO foi eleita para governar os cinco anos do seu mandato e não quer ser comparada nem a Jesus Cristo nem a qualquer outro profeta”, afirmou Abdula, garantindo que o pedido de desculpas se estende a todos os cristãos e, em particular, à Igreja Católica, com quem o governo trabalha em parceria.
Dom Inácio Saúre considerou a iniciativa do Governador “um ato louvável”, classificando as declarações de Naweka como “infelizes”. O Arcebispo agradeceu o gesto, ressaltando que o perdão é um valor fundamental e aconselhou a que o episódio não sirva de base para vinganças. “A pessoa falou, mas o perdão é válido. Considero-o como irmão”, concluiu.



Facebook Comments