Share this
O presidente da RENAMO, Ossufo Momade, reconciliou-se com os quadros seniores do partido, Alfredo Magumisse e Elias Dhlakama, com quem mantinha divergências internas há vários meses. O gesto ocorreu esta quinta-feira, na província de Nampula, durante a realização do Conselho Nacional da RENAMO, encontro que analisa o estado interno do partido e define os próximos passos políticos.
A reconciliação surge depois de Momade ter acusado Magumisse e Dhlakama de serem “arquitectos da instabilidade” dentro da formação política, agravando a crise que a RENAMO enfrenta desde as eleições autárquicas de 2024.
“Eu neste momento vou tirar tudo que está no meu coração para que avancemos juntos. O que queremos agora é o bem do nosso partido”, afirmou Momade, apelando à unidade e ao perdão mútuo.
O líder da “perdiz” sublinhou que a reconciliação deve nascer do “coração de cada um” e prometeu receber, nos próximos dias, os dois membros no seu gabinete para discutir o futuro da RENAMO.
“É preciso que façamos as pazes para salvar o nosso grande partido. Amanhã ou depois de amanhã convido-os ao meu gabinete para conversarmos sobre o que preocupa o partido e encontrarmos soluções como verdadeiros políticos”, acrescentou.
Momade reconheceu ainda que a “falta da coesão” e entendimento tem provocado a desordem e fragilidade nas estruturas do partido: “Temos que ter coragem para resolver o que está a acontecer no nosso partido. São membros que sofrem, que ficam divididos, desorganizados, e delegações que deixam de ter actividade”, lamentou.



Facebook Comments