Sistema bancário vai continuar sólido apesar da suspensão do Standard Bank – garante Banco Central

DESTAQUE ECONOMIA

O Standard Bank foi, recentemente, suspenso pelo Banco Central de todas as actividades cambiais. Apesar da suspensão do banco que controla 46 por cento do mercado bancário nacional, o Banco de Moçambique garantiu que o sistema financeiro moçambicano continua estável e sólido em todas atividades que envolvam a conversão de moeda estrangeira no mercado cambial.

A instituição que chancela as actividades bancarias em Moçambique afiançou que as operações com moedas estrangeiras estão normais e que os clientes estão salvaguardados. “O Banco de Moçambique comunica ainda que as operações cambiais decorrem com normalidade e que o sistema financeiro, no geral, continua estável e sólido”, refere a nota do Banco de Moçambique

No 23º dia do mês de Junho, o Banco Central decidiu suspender o banco sul – africano do Mercado Cambial Interbancário, tendo no dia seguinte, ou seja, no dia 24 de Junho, aberto três processos contra aquela instituição bancária e seus colaboradores. No comunicado emitido na quarta-feira, 30 de Junho, o BM garante que estão a ser acauteladas os interesses dos clientes do banco suspenso.

“Com vista a salvaguardar os interesses dos clientes do Standard Bank, a continuidade do negócio está a ser assegurada pelos restantes bancos que operam no país, sob orientação e esclarecimento do Standard Bank”

Refira-se que decisão de suspender o terceiro maior banco na Perola do Índico, segundo o BM, surge na sequência das constatações apuradas durante a inspeção on-site em curso.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *