Garimpeiros condenados por extracção ilegal de recursos naturais em Sofala

DESTAQUE ECONOMIA SOCIEDADE

O Tribunal Judicial do Distrito de Gorongosa acaba de condenar um total de 42 garimpeiros a penas que variam entre oito e 14 meses de prisão e multas, após ficar provado o seu envolvimento na extracção ilegal de recursos minerais no Parque Nacional de Gorongosa, uma das mais importantes áreas de conservação do país.

Os referidos garimpeiros foram surpreendidos pela fiscalização, no passado dia 24 de Julho, no interior do parque, tendo sido detidos em flagrante delito, culminando com a abertura de um processo sumário julgado no passado dia 29 do mesmo mês.

A informação foi avançada pelo administrador daquela área de conservação, Paulo Magura, semana finda, afiançando que o mesmo grupo havia sido interpelado dias antes numa missão pedagógica que envolveu magistrados do ministério público e judicial naquele ponto do país.

“O Parque Nacional da Gorongosa tem, através das actividades de fiscalização, combatido todas as actividades e práticas ilícitas que ponham em causa a restauração e conservação do meio ambiente e diversidade biológica, que ocorram ou afectem directamente as zonas de protecção e conservação”, revelou.

A fonte revelou que o garimpo e o desflorestamento são as principais ameaças à sobrevivência do Parque, pois afectam directamente os rios que entram no Parque.

Magura mostrou-se ainda preocupado com a tendência de garimpo ao nível das zonas tampão do Parque, que pode criar impactos negativos ao nível das comunidades e no distrito, tendo em conta que alguns usam químicos para lograr êxitos nas suas incursões.

“Há situações muito graves de assoreamento de rios e que atentam a saúde publica por causa da poluição da água, que se torna imprópria para consumo e irrigação das machambasʺ, disse  Magura, ajuntando que este comportamento tem também impacto na fauna, pois animais são expostos ao consumo de água contaminada.

Refira-se que no acto da detenção foram apreendidos diversos materiais usados no garimpo, com destaque para geradores, motores de moagem, britadeiras, chupadeiras de água, motobomba, picaretas, entre outros.

Facebook Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *