Executivo aumenta salários mínimos entre 3,6% e 7,6%

DESTAQUE POLÍTICA SOCIEDADE

O Governo, através do Conselho de Ministros, aprovou, na terça-feira, 26 de Abril, o novo salário mínimos no país. O aumento mais baixo fixou-se nos 3,6%, enquanto o mais alto aumentou 7,6%. Com a aprovação da nova tabela salarial numa altura que o custo de vida tende a subir nas principais cidades do país, o   ordenado mais baixo na perola do indico passa a ser de 4.591 meticais e o mais alto entre os mínimos passa para 14.340 meticais.

De acordo com o comunicado emitido pelo Conselho de Ministros, o novo salário mínimo tem efeito a partir de 01 Abril corrente. Aliás, o Governo, apoiando ao contexto actual em que o país regista baixo nível de produtividade, impacto das calamidades naturais e do terrorismo na província de Cabo Delgado, explica que os ordenados foram fixados depois de uma maratona negocial com a Comissão Consultiva do Trabalho.

“Os valores percentuais aprovados pelo Conselho de Ministros, para cada setor de atividade, refletem os consensos alcançados na mesa de negociações da Comissão Consultiva do Trabalho, órgão tripartido no qual estão representados os interesses dos empregadores, trabalhadores e do Governo”, explica a nota do Governo.

Apesar de um incremento na ordem dos 4,3%, o sector das pescas kapenta continua com salário mais baixo do país (4.591 meticais), enquanto as pescas marítimas, industriais e semi-industriais-industriais viram o salário mínimo a ser aumentado 4,5%, passando para 5.820 meticais.

Por sua vez, o sector das salinas foi o que registou a subida mais pequena, uma vez que tive um incremento de 3,6%, passando a ter um ordenado, ordenado mínimo de 5.759 meticais.

Ainda de acordo com o documento tornado publico pelo Conselho de Ministros, a área de pedreiras e areeiros viu o novo salário mínimo a ser fixado nos 5.830 meticais, ou seja, uma subida na ordem dos 4,5%.

Os sectores da agricultura, pecuária, caça e silvicultura, com uma subida de 7,6%, tiveram o incremento mais alto na tabela fixado pelo Executivo, passando o salário mínimo a vigorar

nos de 5.200 meticais.

De referir com nos restantes sectores os salários mínimos aumentaram entre salariais entre 4,78% e 6,94%. Assim sendo, o salario mínimo mais baixo em Moçambique é de 4.591 na pesca de Kapenta e os serviços financeiros, com um salario de 14.340 meticais , continua com o salario mínimo mais alto.

Facebook Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *