Cabo Delgado: Clínica móvel garante assistência à saúde para 54 mil pessoas deslocadas

DESTAQUE SOCIEDADE

Tânia mora em Mararange, Montepuez, um dos muitos distritos da província de Cabo Delgado afectados pelo conflito armado em Moçambique. Na sua comunidade há necessidade e escassez de serviços de assistência à saúde, por isso precisa caminhar uma longa distância, durante uma hora, para encontrar atendimento médico.

A realidade de Tânia é a mesma de milhares de pessoas deslocadas e residentes em Mararange e em mais sete aldeias próximas. “Para ter atendimento, nós vamos a Mirate (numa outra aldeia). Sofremos muito, porque saímos de manhã e só voltávamos no final do dia”, lamenta.

Para facilitar o acesso à assitência à saúde de Tânia e sua comunidade, o Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) inaugurou uma clínica móvel com capacidade para atender mais de 54 mil pessoas, dentre elas cerca de 500  deslocados pelo conflito armado em Cabo Delgado. Hoje, a clínica móvel atende 200 pessoas em média por dia, proporcionando não apenas o tratamento como a prevenção de doenças.

“Agora, logo que sentimos alguma dor, chegamos cá e logo somos atendidos”, acrescenta Tânia. A unidade de saúde está a poucos minutos a pé para quem mora no centro de deslocados de Mararange e em outras vizinhas.

«A criação desta clínica móvel representa um marco positivo, isso percebe-se pela adesão dos pacientes em busca de atendimento médico. Um dos maiores impactos é que as pessoas deixaram de percorrer longas distâncias e o outro é que o Centro de Saúde de Mirate ficou menos congestionado”, afirma o técnico de medicina geral da clínica móvel, Valério Zacarias. “Atendemos  pessoas deslocadas e residentes, que se encontram em um raio de até cinco quilómetros”.

Semanalmente, as autoridades de distritais enviam profissionais de saúde para atender a população.  Dentre eles, tem técnicos farmacêuticos, de medicina geral, pediatria, medicina preventiva e saúde materno infantil. As doenças mais diagnosticadas são a malária e desnutrição em bebês dos 0 aos 12 meses.

A abertura desta clínica móvel em Mararange faz parte de uma resposta integrada do CICV de melhoria do acesso à assistência à saúde da população afetada pela violência em Cabo Delgado. Desde o início do ano, nós inauguramos seis centros de saúde reformados e ampliados em Pemba e em Montepuez. Além disso, um hospital está sendo construído no Ibo. A ampliação do sistema de distribuição de água potável em Montepuez também faz parte desta resposta integrada de melhoria de saúde da população, já que previne doenças transmitidas pela água como diarreia e cólera.

Facebook Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *