Moçambique decreta alerta vermelho devido à chegada do ciclone Freddy

DESTAQUE SOCIEDADE

O Conselho de Ministros de Moçambique decretou ontem, 21 de Fevereiro, o alerta vermelho diante da eminente entrada do ciclone Freddy no litoral do país depois de este ter sacudido Madagáscar, provocando 4 mortos e mais de 16 mil sinistrados. Filimão Suaze, porta-voz do Conselho de Ministros referiu que com recurso ao mecanismo activado ontem, os procedimentos de requisição civil para acções de resgate ficam mais facilitados.

 “Com o alerta vermelho abre-se espaço para que, com muito maior flexibilidade e simplificação de procedimentos, o Governo possa lançar mão aos mecanismos para minimizar o sofrimento”, avançou Suaze, acrescentado que caso haja operações de resgate que demandem mais meios e pessoas, a sua alocação fica mais facilitada.

Segundo um último balanço apresentado na ocasião, subiu para 95 o número de óbitos desde o início da época chuvosa em Outubro, 11 dessas mortes tendo ocorrido entre os dias 7 e 20 de Fevereiro devido às cheias que continuam na província e cidade de Maputo.

De acordo com as autoridades, as cheias destas últimas semanas na zona sul afectaram cerca de 43 mil pessoas e, o ministro da Saúde, Armindo Tiago, confirmou por outro lado a existência de um surto de cólera que já provocou 37 mortos e infectou mais de 5.200 pessoas devido à época chuvosa.

Como tal, terá início uma campanha de vacinação contra esta doença no próximo dia 26 de Fevereiro, com o propósito de abranger pouco mais de 700 mil pessoas em oito distritos das províncias de Niassa, Sofala, Zambézia e Gaza. O governante não deixou de reforçar os apelos às comunidades diante da chegada do ciclone Freddy provavelmente na noite desta quinta-feira.

Facebook Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *