Gurué supera previsões do INE e recenseia mais 15 mil eleitores

DESTAQUE POLÍTICA

Nas previsões do Instituto Nacional de Estatística (INE) o distrito do Gurué, arredores da província da Zambézia, iria recensear cerca de 43 mil eleitores. Entretanto, até o dia 30 de Maio já tinha inscrito 58,2 mil eleitores, ou seja, mais 15 mil eleitores dos que estão previstos pelo INE.

Dados do Centro de Integridade Pública apontam que mesmo com a meta já ultrapassada as pessoas continuarem a aderirem em massa ao processo, uma vez que nos últimos dias os postos recenseamento ao nível daquele ponto país recenseia entre 150 e 240 eleitores.

O CIP refere que grande parte dos eleitores até aqui inscritos são dos distritos sem municípios, dos quais destacam-se funcionários públicos e membros de partidos políticos mobilizados para o efeito.

Aliás, aquela organização da sociedade não coloca de lado a hipótese do grosso dos eleitores inscritos em Gurué terem saído dos recenseamentos clandestinos.

Importa referir que o Secretariado Técnico de Administração Eleitoral (STAE) tornou público, na quarta-feira, 31 de Maio, que já foram registados um total de 1,1 milhão de meticais. (Teresa Simango)

Facebook Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *