Dividas Ocultas: César Zungueze é o juiz escolhido para julgar o processo autônomo contra Manuel Chang

DESTAQUE SOCIEDADE

Já é conhecido o Juiz que vai julgar o processo autônomo movido contra Manuel Chang, ex-ministro das Finanças, no âmbito das Dividas Ocultas. Trata-se de César Zungueze, magistrado da 8ª Secção do Tribunal Judicial da Cidade de Maputo. 

Para além do antigo ministro das Finanças, considerado por muitos o máster mind das Dividas Ocultas, César Zungueze vai julgar três ex-gestrores seniores do Banco de Moçambique indiciados naquele que é o maior escândalo financeiro da história de Moçambique.

De acordo com o Jornal Notícias, o Juiz escolhido pelo Tribunal Judicial da Cidade de Maputo está a familiarizar-se com os documentos do processo, enquanto aguarda pela marcação das datas do julgamento.

Refira-se que no processo, com o número 536/P/2019, Manuel Chang é acusado pela prática dos crimes de violação da legalidade orçamental, corrupção passiva para acto ilícito, abuso de cargo ou função, associação para delinquir, peculato e branqueamento de capitais.

Por seu turno, os três ex – gestores do Banco Central são acusados de crimes de abuso de cargo ou função por terem autorizado a viabilização das dívidas ocultas sem a observância dos procedimentos legais.

Facebook Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *