Moçambique ganha acção e evita pagar indemnização de mais de 100 milhões de USD

DESTAQUE POLÍTICA

O Tribunal Permanente de Arbitragem das Nacões Unidas (PCA) proferiu, recentemente, a sentença a favor de Moçambique e rejeitou todas as reclamações apresentadas pela Patel Engineering Lite. da Índia (PEL), contra o Estado moçambicano. Com esta decisão o Executivo evita pagar 100 milhões de dólares.

Em 2011, o Governo e Patel Engineering Lite. (PEL) assinaram um Memorando de Entendimento relativo a um potencial projecto ferroviário-portuário para ligar a região de Moatize, em Tete, a um novo porto de águas profundas, em Macuse, Província da Zambézia.

Para efectivação do projecto, a empresa indiana participou num concurso público em 2013, mas não venceu e até o momento o projecto não se concretizou, tendo por isso levado o caso para o Tribunal Permanente de Arbitragem das Nacões Unidas onde pediu uma indemnização de 100 milhões dólares.

No entanto, no dia 07 de Fevereiro corrente, o PCA proferiu sentença a favor de Moçambique e rejeitou todas as reclamações apresentadas pela Patel Engineering Lite.

O Tribunal Permanente de Arbitragem das Nacões Unidas justifica que não tem competências para avaliar o caso porque as acções da PEL em Moçambique estavam limitadas à actividade de pré-investimento e que esta empresa não fez nenhum investimento no país ao abrigo do Tratado Bilateral de Investimento entre Moçambique e a Índia.

Facebook Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *