Nyusi revela que FDS abortaram recrutamento de jovens e crianças em Chiúre

DESTAQUE POLÍTICA SOCIEDADE

O Presidente da República, Filipe Nyusi, revelou, nesta quarta-feira, 21 de Fevereiro, que os terroristas queriam recrutar jovens e crianças para fortalecer as suas fileiras no distrito de Chiúre, província de Cabo Delgado, mas acção foi frustrada pelas Forças de Defesa e Segurança.

Foi depois da reunião com as chefias militares da SADC e do Ruanda para se inteirar prontidão combativa das duas forças que oi Chefe de Estado falou das últimas movimentações dos terroristas no distrito de Chiure.

“Estavam em Mucojo, e estavam a seguir para Metuge e Chiúre. Não conseguiram fazer recrutamento, porque a consciência das pessoas cresceu. Os nossos colegas das Forças de Defesa investigaram. Eles queriam levar crianças e jovens, mas não foram felizes. A acção das FDS impediu que conseguissem também recrutar. A coisa segura é que não conseguiram recrutar”, revelou Filipe Nyusi.

O Presidente da República reconheceu, por outro lado, que o número de deslocados cresceu nos últimos dias devido a nova vaga de ataques em vários distritos a província de Cabo Delgado, tendo alertado que as pessoas devem produzir e não ficarem eternamente à espera do apoio

“Há número significativo de pessoas que mudam de uma zona para outra. Mesmo aqueles que saíram há muito tempo já estabilizaram as suas vidas. As pessoas não podem ficar infinitamente à espera de apoio. Vi uma reportagem de uma senhora que está a produzir, e muito bem”, frisou.

Facebook Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *