Sector privado teve crescimento acelerado em Junho

DESTAQUE ECONOMIA

Em Junho do ano em curso, de acordo com o indicador Purchasing Managers’ Index (PMI), calculado pelo Standard Bank, a dinâmica do crescimento no sector privado moçambicano registou uma aceleração, reflectindo as expectativas do sector no crescimento da economia.

Segundo a Lusa, a tendência acompanha “um crescimento rápido da produção, de novas encomendas e do emprego”, refere a mais recente nota de divulgação do indicador, que o coloca no valor 52,9, o registo mais alto desde Novembro de 2015.

Na análise em alusão, valores acima de 50 apontam melhoria nas condições das empresas no mês anterior, ao passo que valores abaixo de 50 mostram uma deterioração.

“As novas encomendas aumentaram ao ritmo mais rápido em quase quatro anos, à medida que a melhoria da confiança dos clientes e a maior afluência culminaram num aumento acentuado da procura” observa o Standard Bank para depois acrescentar que “com o aumento do volume de trabalho, as empresas aumentaram o seu número de funcionários ao ritmo mais elevado no último ano e meio”.

Por outro, o relatório aponta que houve um aumento acentuado nos preços dos meios de produção. Para o banco, que recentemente foi suspenso pelo Banco de Moçambique de todas as transações que envolvem moeda estrangeira, o aumento dos preços deve “à procura de matérias-primas e à desvalorização do metical”.

Facebook Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *