ND congratula Paulina Chiziane pelo Prémio Camões e a encoraja a continuar a inspirar gerações

CULTURA DESTAQUE POLÍTICA

Sempre presente em todos momentos da vida do país, a Nova Democracia (ND), através do seu líder Salomão Muchanga, felicitou, esta sexta-feira, a escritora Paulina Chiziane pela conquista do Prémio Camões, uma distinção em reconhecimento  da sua vasta produção e recepção das suas obras pela crítica, bem como o reconhecimento académico e institucional do seu trabalho.

Por: Ângela Fonseca 

O líder do quarto partido mais votado nas últimas eleições legislativas do país deixou transparecer a satisfação pela premiação da escritora, tendo afirmado que “a Nova Democracia curva-se ao talento e perspicácia de ser e estar”.

“Estamos felizes que tenha sido galardoada com esta distinção, mas também emotivamente conjuros que o teu potencial reflecte a moçambicanidade de que a muito temos desejo de ver e apreciar”, destacou.

Na sua mensagem, Muchanga encorajou igualmente a escritora para que  teime em ensinar, como ser verdadeiro,  lutando por uma sociedade inclusiva.

“Queremos nesta oportunidade saudá-la e encorajar para que continue este caminho e para que as novas gerações se inspirem  da importância da luta abnegada, da identidade e do sacrifício sobre aquilo que cada um acredite”, vincou a fonte.

Na mesma senda, chamou aos jovens e a sociedade  a olharem para Chiziane como um espelho e que encontrem nela “uma causa, uma motivação e um desafio na vida, e que todos lutemos para que mais Paulinas surjam e nos surpreendam”.

“Mãe és o exemplo vivo de como devem ser as pessoas na sociedade, lutando para se fazer perceber, sem molestar e sem odeiar, mas buscando a sua essência e transmitindo o que a vida e as experiências lhe brindaram nesta vida”, afirmou.

Importa lembrar que a escolha da escritora moçambicana foi feita por unanimidade pelo júri do Prémio Camões 2021. A escritora é a primeira mulher moçambicana a receber aquela tão prestigiante distinção. José Craveirinha e Mia Couto são outros moçambicanos que já foram agraciados com o prémio.

Facebook Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *