“Uma gang de delinquentes tomou o poder” – Edson Cortez

DESTAQUE POLÍTICA Sem categoria

Um dia depois de Graça Machel ter se pronunciados em carta aberta em sentido semelhante, o Director Executivo do centro de Integridade Pública, Edson Cortez reafirma que “uma gang de delinquentes tomou o poder”.

Cortez falava na manhã de hoje (08 de Novembro) em Maputo na abertura da conferência nacional sobre direitos humanos e eleições em contexto de fechamento do espaço cívico em Moçambique.

“Os detentores dos cargos públicos tendem a acreditar que as organizações da sociedade civil são uma oposição”, entende Cortez para quem antes pelo contrário trata-se de actores que também têm responsabilidade sobre a direção que ao País se dá.

No que se refere ao fechamento do espaço cívico no País Cortez mais do que considerar notório (o fechamento) apela a atitudes de negação de tal fechamento.

“Isto não se difere muito do que acontece na vida conjugal em que se um dos cônjuges aceita levar a primeira bofetada, serão a segunda, teria, assim sucessivamente até que um deles morra”, fazia Cortez um paralelismo com o espaço cívico a luta pela sua manutenção no sentido de que “se hoje nos calarmos, amanhã não teremos nem como murmurar”.

Facebook Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *